pastoral dos LEITORES

Leitor é um ministro, um servidor da Palavra, um porta-voz de Deus, especificamente na proclamação da palavra nas celebrações litúrgicas. Não fala em nome próprio. É canal de comunicação e instrumento de ligação entre Deus e seu Povo.

Disponibilidade, fraternidade, cooperação, humildade

Pontos necessários para um relacionamento com a Palavra e o povo de Deus:

- Espírito de fé

- Espírito de Anúncio

- Espírito de Respeito

- Ler antes a palavra

- Meditar a palavra

- Buscar o que ela nos diz

O Grupo de Leitores da Paróquia São Camilo de Lellis foi criado em julho de 2007 pelo pároco da época, Padre Francisco de Lélis Maciel. Até aquela data as leituras eram feitas por voluntários que eram selecionados pelos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística (MESCE) antes do início das missas da paróquia.

Percebendo a dificuldade que era selecionar leitores em cima da hora e a fim de incentivar o engajamento paroquiano, o Pe. Lélis teve a iniciativa de promover um curso visando a pastoral de leitores.

A primeira equipe era formada por 86 pessoas. A maioria delas eram paroquianos que participavam mais assiduamente das missas. Dessa forma, o curso para a formação dos leitores foi oficialmente criado. Esse curso tinha como escopo a criação do “Ministério da Palavra” e a apresentação de técnicas para leituras (falar em público).

O “Ministério da Palavra” é um serviço que a pessoa realiza em favor do Reino de Deus. É um serviço de fundamental importância por que o leitor vai levar a Palavra de Deus, vai fazer com que ela chegue perto do coração e da vida das pessoas. É o Ministério da “presentificação” de Deus Salvador que, por meio da Palavra proclamada, continua agindo em nossos corações, em nossa história. Quando se leem as Sagradas Escrituras na Igreja, o próprio Deus fala a seu povo, e Cristo, presente em sua palavra, anuncia o Evangelho. Por isso a proclamação é feita da mesa da Palavra, isto é, o ambão.

Finalizado o primeiro curso, foram escolhidos dois coordenadores: um titular, Denise Alves de Castro, e um vice coordenador, Lauro Paulino. Os dois coordenadores permaneceram na função por mais de 4 anos.

Na época tínhamos duas missas de segunda à sexta-feira (7h30 e 19h), três missas no sábado (7h30, 17h e 19h) e cinco missas no domingo (9h, 11h, 17h, 19h e 20h30). Eram feitas as escalas semanalmente, que saiam todas as quintas-feiras e obedeciam às escolhas e disponibilidades dos leitores. Todos recebiam via e-mail sua escala e era afixada no mural da sacristia da paróquia para que todos tivessem conhecimento dos dias e horários que iriam fazer a leitura. Se houvesse algum impedimento após a publicação da escala o próprio leitor deveria se responsabilizar pela substituição na respectiva missa.

Após alguns meses o Pe. Lélis mandou confeccionar as vestimentas dos leitores. Era tipo uma capa para que os leitores pudessem usar durante as missas. Ficou tudo muito organizado e harmônico.

Após a implantação do grupo, eram realizadas reuniões periódicas para atualização do grupo e para renovação dos conhecimentos necessários a missão de leitores da Santa Missa.

A partir de então, vários leitores tiveram a oportunidade de estar na coordenação deste Ministério, Débora Doherty, Murilo Vidigal, Fátima e Mesquita e atualmente Waldir Lima como coordenador e Lívia Perdigão como vice-coordenadora.

Denise, Lauro, Deborah e Murilo proporcionaram proporcionaram a equipe muitos encontros com cursos, palestras e formações, sempre muito participativas.

Durante a pandemia enfrentamos um momento difícil onde a participação era restrita e os momentos de formação aconteceram de forma remota e por contato de telefone. A comunidade respondeu muito bem e conseguimos vencer aquele momento tão difícil.

Hoje contamos com um Ministério renovado com muitas adesões e uma participação bastante ativa.

A participação nesta Pastoral está aberta à toda comunidade, bastando apenas a manifestação individual e os dados pessoais que devem ser deixados na Secretaria Paroquial ou com um dos coordenadores.

Proclamaçao da Palavra

Atuação nas atividades da Paróquia, na festa do padroeiro.

SANTO TOMÁS DE AQUINO