Pastoral dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística

MESCE

MISSÃO:

A principal Missão do Mesce é levar a Sagrada Eucaristia aos enfermos, que não podem participar da Santa Missa, distribuir a Sagrada Eucaristia na Santa Missa e presidir a Celebração da Palavra, fazer a exposição do Santíssimo (sem dar a benção) e celebrar as exéquias, sendo estas três últimas apenas na ausência de um Sacerdote e com a autorização do Pároco.

Escolha e indicação do MESCE:

A escolha do ministro segue regras estabelecidas no documento Immensae Caritatis, de 1973, emitido pela Congregação para a Disciplina dos Sacramentos. Em nossa Arquidiocese a escolha/indicação é feita pelo Pároco de cada comunidade, observando as regras contidas no referido documento. A investidura dos indicados é realizada pelo Senhor Arcebispo durante uma Santa Missa preferencialmente na Catedral de Brasília, e ocorre após a participação dos futuros ministros em formação realizada pela Coordenação Central Arquidiocesana dos MESCE.

Cabe ressaltar que, diferentemente das demais pastorais da Igreja, no Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística não é o fiel que se candidata, mas, é escolhido e convidado pelo Pároco da comunidade.

O mandato do MESCE

Sendo um Ministério Extraordinário, o ministro possui mandato temporário. Em nossa Arquidiocese o mandato é anual, podendo ser renovado a critério do Pároco onde o MESCE serve e disponibilidade do ministro. Para renovação é indispensável, ainda, participar da formação permanente anual. O mandato é concedido em documento formal emitido pelo Senhor Arcebispo para o ano subsequente.

UM POUCO DA HISTÓRIA DA PASTORAL NA PARÓQUIA:

Os Ministros da Eucaristia estão na Paróquia desde seu início.

Na construção da nova paróquia, promoveram os almoços onde a arrecadação ia para as obras da Igreja. A comida era feita na casa de uma ministra, próximo a Igreja, pois não havia estrutura paroquial.

PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

SANTO PADROEIRO

Biografia

Mateus Moreira era um leigo que estava na missa de 3 de outubro de 1645 quando tropas do governo neerlandês sob o comando do judeu Jacob Rabbi executaram todos os fiéis que estavam na missa dominical, presidida pelo Padre Ambrósio Francisco Ferro que também foi martirizado. Mateus Moreira teve o coração arrancado pelas costas enquanto exclamava: "Louvado Seja o Santíssimo Sacramento".