PASTORAL DE COMUNICAÇÃO

PASCOM

A Pastoral da Comunicação atua como uma grande rede, para fazer com que as informações de cada pastoral, serviço ou movimento da paróquia sejam disponibilizadas para todos.

Apenas boa vontade em ajudar

Criada em meados de 2015 por iniciativa do então pároco Padre Adailton, a PASCOM neste primeiro momento contava com os integrantes Marcelo Coutinho, Fernando Zago, Luciana Babilônia e Daniel Fidelis, sob a liderança “mesmo que informal” do primeiro.

A pastoral surgia com o objetivo principal de articular a comunicação da paróquia, tanto interna como externamente, anunciando eventos, projetos e campanhas, assim como fazendo a “ponte” com a comunidade e a arquidiocese.

No seu primeiro ano de existência, foram instituídas as redes sociais da paróquia (Instagram, Whatsapp, Facebook e Youtube). Neste período foram transmitidas algumas celebrações pelo Instagram, mas ainda sem uma estrutura específica para isso.

Este primeiro grupo participou de algumas reuniões e formações na arquidiocese no primeiro ano.

Os padres sempre foram muito abertos com os integrantes da pastoral. Depois da saída do Padre Adailton, o Padre Roberto acabou por acompanhar mais de perto as atividades pastorais e contávamos sempre com a ajuda do Padre José Maria. Diversas foram as entrevistas e chamadas de vídeo convidando para os eventos paroquiais.

Desde o primeiro momento a pastoral se deparou com a necessidade de aprendizado sobre o que gera visibilidade a informação, pois se tratava de um grupo de paroquianos sem formação na área de comunicação.

Com o passar do tempo os membros foram assumindo outros compromissos e foram cedendo lugar a novos integrantes e no final de 2019 assume a coordenação da PASCOM o casal Alessandro e Mariane.

Logo após a entrada do novo grupo na Pascom se implantou a Pandemia mundial do Covid-19 e em março de 2020 todas as atividades presenciais foram suspensas e logo em seguida por iniciativa do Padre José Maria efetuamos a transmissão das missas ao vivo.

1. Colocar-se a serviço de todas as pastorais para dinamizar suas ações comunicativas;

2. Promover o diálogo e a comunhão das diversas pastorais;

3. Capacitar os agentes de todas as pastorais na área da comunicação, especialmente a catequese e a liturgia;

4. Favorecer o diálogo entre a Igreja e os meios de comunicação, para dar maior visibilidade à sua ação evangelizadora;

5. Envolver os profissionais e pesquisadores da comunicação as reflexões da Igreja, para colaborar no aprofundamento e atualização dos processos comunicativos;

6. Desenvolver as áreas da comunicação, como a imprensa, a publicidade e as relações públicas nos locais onde não existem profissionais especificamente designados.

São Francisco de Sales